SpaceX. E espaço está cada vez mais perto!

Caros Leitores, Já aqui falamos de Elon Musk, fundador da Tesla. Ele tem outra companhia chamada de SpaceX, que tem como objectivos, baixar o custo e a fiabilidade das viagens ao espaço. O plano da empresa, em 2004, chamado de “desenvolvimento de um produto de carga pesada e super-pesada se assim os clientes desejarem”. Isto significa que em que cada aumento de tamanho, resulta numa redução do custo por kilo em órbita. Elon Musk terá mesmo declarado que 1.100 dólares/kg ou menos seria viável. O SpaceX ganhou atenção mundial por ter conseguido uma série de marcos históricos:

  • É até hoje a única empresa privada a retornar uma nave espacial desde a órbita baixa da terra em segurança dezembro de 2010).

  • Em maio de 2012 com a sua nave Dragon conseguiu efectuar trocas de cargas úteis com a Estação Espacial Internacional (ISS) e voltou em segurança à Terra, um feito que estava reservado aos governos dos grandes países.

Ao abrigo de um contrato de 1,6 mil milhões de dólares com a NASA, a SpaceX vai voar várias missões de reabastecimento de carga para a ISS, espera-se que a SpaceX consiga levar tripulação também. Dragon foi projetado desde o início para levar astronautas e agora, sob um contrato de 440 milhões dólares com a NASA, a SpaceX está a fazer modificações para que o Dragon consiga efectuar o transporte de tripulação. SpaceX tem o mais rápido crescimento como fornecedor mundial de serviços de lançamento. Lucrativo e com um fluxo de caixa positivo, a empresa tem cerca de 50 lançamentos planeados, o que representa cerca de 5 mil milhões de dólares em contratos. Estes incluem lançamentos de satélites comerciais, bem como missões da NASA . Atualmente em desenvolvimento está o Falcon, que será o foguetão mais poderoso do mundo. A SpaceX está continuamente a trabalhar em direção a uma das suas metas de desenvolvimento, a de criação de foguetões reutilizáveis, um feito que vai transformar a exploração do espaço, oferecendo veículos altamente confiáveis a ​​custos radicalmente reduzidos. É a criação destas naves espaciais reutilizáveis que penso que irão revolucionar as viagens ao espaço, fazendo com que se tornem mais baratas e mais frequentes. Desta forma poderemos estar a olhar para um futuro em que as viagens ao espaço sejam normais, o que vai trazer mais investimento e consequentemente criação de melhores naves. Uma ida a Marte poderá não estar assim tão longe. Já imagino a tomatada que seria no planeta vermelho.

Até uma próxima,

Tomate da Lixa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s