Salada de Tomates no Google IO

Caros leitores,

Esta semana vai ser servida uma salada diferente do habitual. Aproveitando o Google IO, a conferencia anual da Google onde anuncia aquilo que tem andado a fazer no mundo dos Serviços, Android, Web, Moonshot projects, entre outros. Como tal hoje vou tentar fazer um pequeno resumo do que lá se passou.

Android M

A Google anunciou a sua mais recente versão do Sistema Operativo Android.

Google-IO-2015-_0440

Finalmente os utilizadores poder controlar as permissões do seu Android de forma mais granular. As aplicações não têm qualquer permissão à partida (hoje em dia o utilizador dá permissão no momento da instalação), aparecendo uma caixa de permissão quando for necessário aceder a alguma permissão. Desta forma o utilizador pode decidir se realmente quer dar determinada permissão e se o momento é oportuno.

Google-IO-2015-_0458

A bateria vai ter melhorias com um sistema chamado “doze mode”, em que usando os sensores do equipamento é detectado se está em repouso o que faz com que este entre num estado mais profundo de “adormecimento” em que gasta menos bateria.

Foi também apresentado o Android Pay, a terceira tentativa da Google de ter uma plataforma de pagamentos móveis. Vamos ver se é desta.

O Google Now passa a ter funcionalidades que parecem trazer o futuro para o presente.

Google-IO-2015-_0840

Apartir de agora vai conseguir determinar o contexto daquilo que estamos a ver ou a ouvir no nosso dispositivo. Podendo mostrar informação de um restaurante que alguém nos enviou por SMS ou dizer qual é o nome do vocalista da musica que estamos a ouvir.

Project Brillo e Weave

O Projeto Brillo é um sistema operativo construído sobre as “camadas inferiores do Android” Weave é um sistema de comunicações que permitirá que dispositivos inteligentes falar uns com os outros. A Google espera que se instale ambos em fechaduras de portas e lâmpadas. Será que é desta que temos um Standard de comunicação entre dispositivos da “Internet of Things”?

Google-IO-2015-_0760

Google Photos

Foi anunciado um novo serviço de Fotos que fará o backup de um número ilimitado de fotos e vídeos grátis (fotos de até 16MP, vídeo até 1080p), organizá-las numa linha temporal. Através do poder computacional da Google vão conseguir agrupá-las por locais, pessoas e coisas como “praias ” ou ” barcos “. Estará disponível em aplicação Android, iOS e Web.

Google-IO-2015-_0990

Segue um vídeo com uma entrevista com Sundar Pichai aquele que está a frente das divisões Android, Chrome, Google Apps e Google Search, entre outros. É por ventura uma das pessoas que mais pode influenciar e das mais importantes no mundo tecnológico.

Até uma próxima,

Tomate da Lixa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s