TvTuga

Bom dia, Bom dia!

E esta semana que passou? Que tempo miserável parece que voltamos ao inverno, este frio todo nem dá vontade de uma pessoa sair de casa. É chuva, é frio, é uma tristeza. Até fico deprimido. O que vale é que tenho NOS em casa e tenho praí 160 canais.

Para me animar este fim-de-semana tive direito a um sismo e tudo (que by the way, foi o meu primeiro sismo, uma sensação incrível que repetia se possível). Comecei então a minha longa jornada em busca do programa ideal. Os três canais generalistas foram os primeiros e após 10 minutos intensivos a olhar para as suas programações, apercebi-me que são na verdade uma grande bosta. Ao sábado os canais portugueses até tentam inovar, por exemplo a SIC passa um filme, a TVI passa uma ou duas series, mas na sua generalidade não são para o gosto do público em geral. O resto do fim-de-semana era baseado num conjunto de reality shows, novelas e festas da terrinha. Infelizmente este é o ganha-pão para estes canais, não fossem eles comer o saldo dos telemóveis dos portugueses de hora em hora. O filme que a SIC passou, foi o Avengers, e tudo não passou de uma obra de marketing, mas marketing deste não me incomoda. Antes um filme que um programa de 5 horas nas festas de nossa senhora dos pinheiros em Baixa da Banheira a entrevistar todas as personagens caricatas que existem na terriola (e sem insultar o pessoal desta terra, que acredito que sejam simpáticos e que tenham uma vila muito bonita).

Bem, desisti rápido dos generalistas e embarquei na minha jornada pelos outros 157 canais. Passei pelos canais desportivos, desenhos animados e chego aos canais de séries. Estes até são interessantes, para ver num fim-de-semana. Mas apenas um, porque no próximo eles vão repetir tudo o que já deram no anterior… e apesar de eu até nem ter nada para fazer, cansa ver sempre as mesmas coisas. Mas pronto lá me tentei manter pelo Fox Movies e o Hollywood, mas ambos estavam numa de dar alguns filmes muito antigos ou que eu já tinha visto (first world problem de quem vê muitos filmes) e portanto tive que continuar a procurar pelo meu programa. Sigo então pelo canais de três dígitos em busca de algo que realmente me apetecesse ver… e nada. Corri canais de música, canais de comida, canais chineses, canais de documentários e não houve um que me agradou. Das duas uma, ou eu sou muito exigente ou a televisão hoje em dia não dá nada de jeito, mas de certeza que é a primeira opção.

1

Um aparte, o único que achei interessante e resolvi registar em fotografia estava a dar no canal 264. Infelizmente estava codificado, mas aposto que tinha uma história interessante, com sentido e de nos deixar de lágrima no canto do olho.

Mas pronto, após horas procurando pelo programa perfeito desisti e acabei a ver vídeos dos talk shows americanos. Como eu adorava que as nossas televisões adotassem um programa deste estilo em vez de nos encher a cabeça com reality shows (desculpem a expressão) de merda, festas pimba e novelas com 542 episódios… “Mas tens o 5 para meia noite pah!” Eu sei, mas há algumas coisas que não gosto no programa. Primeiro o apresentador muda todos os dias, e alguns deles não tem piada nenhuma. “Isso és tu aqui na salada de tomates, muda todos os dias e não tens piada nenhuma”. Pois ok, tens razão. Mas falta qualquer coisa.

Outro aparte, eu tenho uma voz que fala na minha cabeça, e é ele que me diz aquelas coisas, há quem diga que são alucinações, eu cá chamo-lhe Carlos e é um grande amigo meu.

Continuando, os programas americanos envolvem muito mais a cultura e o entretenimento, tentando dar um outro lado dos filmes, series, músicas e desportos que fazem sucesso em todo o mundo. Se calhar acabo por gostar mais destes porque os temas são mais interessantes e os convidados influenciam mais a nossa vida, ou talvez pelas piadas mais inteligentes. Não sei, algo me faz gostar mais do formato americano. Mas mesmo assim acho o 5 para meia noite um dos melhores programas que existe na nossa televisão e espero que ele dure muitos anos. Têm é que arranjar forma de tirar a bolinha vermelha e começar a dar mais cedo, de preferência em horário nobre! Acho ainda que a SIC e a TVI podiam investir também num programa desses, a nova geração já não quer novelas nem casas dos segredos! Quer atualidade, entretenimento e diversão, ou pelo menos eu quero, e podiam-me fazer a vontade que eu até sou fofinho e também mereço.

Sem mais demora segue a minha sugestão da semana, um filme divertido e engraçado.

Good Bye Lenine!

Uma comédia dramática sobre a influência do estado comunista russo na vida de alguém que sempre viveu seguindo os seus ideais e de repente acordou sem eles.

Interpretações: 7/10

Historia: 8/10

Produção: 7/10

Nota Final: 7/10

Adeus, Adeus

Tomate de Ferreiros

Deixe uma Resposta

