Salada de Partidos

Tomateiros, Tomateiras!

Política. Aquela cena que surgiu na antiga Grécia, ou talvez antes, que é fundamental para a organização mínima de uma sociedade. Algo tão importante e tão desvalorizado hoje em dia. Não culpo as pessoas que a desvalorizam, pois têm tido várias provas de abuso de poder e mesmo corrupção neste meio. Bem, eu sou brasileiro, e exemplos disso não faltam. A lista é imensa e já teve direito a uma lista de escândalos políticos no wikipédia. Deliciem-se aqui! Já se tornou algo extremamente vulgar.

Em Portugal existem 22 partidos políticos. Num degradê de esquerda-centro-direita conseguem existir 22 cores. Parece-me muito. Mas tudo bem, ideias e ideais diferentes dá sempre para ter. Só acho que a letra no boletim de voto começa a ficar muito pequena.

Mas calma, no Brasil existem 32. Sim. E apesar de serem muitos o mais caricato não é a quantidade de partidos, mas sim os seus nomes.

No comunismo temos o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e o PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Boa! temos aqui duas escolhas totalmente distintas! Mas esta saga continua: temos o famoso PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) líder da oposição atual e os seus irmãos (tipo Miguel e Pedro, irmãos portugueses que andaram à batatada na guerra civil portuguesa) PSD (Partido Social Democrático).

Mas esta saga alcança o clímax com o PT (Partido Trabalhadores) que está no poder desde 2003. Fiquem a saber que para além do PT existe o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e ainda o PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil). Permitam-me: AHAHAHAHAHHA

Para além disto imensos partidos têm um “clone” cristão. Por exemplo, Partido Social Democrata Cristão ou Partido Trabalhista Cristão.

O que dá a entender é o que interesse é fundar um partido. Boa sorte! com esses nomes pode ser que os eleitores se enganem nas urnas. Ah não, no Brasil vota-se por códigos. Tipo o 13 é do PT (que tem dado sorte), 45 do PSDB e o 51 é do Partido Ecológico Nacional. Importante referenciar aqui que 51 é a marca de cachaça mais famosa no Brasil. Ecologia curiosa!

Realço ainda alguns nomes de uns Partidos. Apenas o primeiro é oficial, os restantes estão em processo de colheita de assinaturas:

  • Solidariedade
  • Libertários (parece nome de um gang de super heróis eu diria)
  • Partido Cristão
  • NOVO (já estou a ver onde o pessoal do BES foi tirar ideias)
  • Partido Pirata

Apesar do nome caricato este último defende o direito à privacidade de toda a informação que diz respeito a um cidadão e são contra patentes e copyrights. Basicamente gostam de sacar cenas e não dar informação nenhuma ao governo sobre as suas vidas. Era engraçado ter um pirata no poder.

Mas a política no Brasil dá muito que falar e rir. A confusão que a população faz entre futebol e política é engraçada. Por exemplo, o Romário, craque da seleção brasileira em 94 é senador. E sem falar do famoso caso do Tiririca, o palhaço que chegou a deputado federal. Este senhor prometeu contar aos eleitores o que os deputados fazem e assim o fez: “Você passa dias inteiros fazendo nada, só aguardando para votar alguma coisa enquanto as pessoas discutem e discutem”. Notícia aqui.

Ah… Quem me dera o Batatinha e o Companhia no nosso parlamento… Era tudo mais simples, só o comando na mão e apertar no botão…

/**********************/

Cover da semana: Trouble dos Coldplay pelo vocalista dos Obadiah Parker, Matt Weddle.

TAB aqui!

/**********************/

Não coma só tomates, coma também banana e até para a semana!

Tomate de Niterói

Anúncios

One thought on “Salada de Partidos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s